Lar S. Salvador

O Lar onde se sente em casa

HOME > O lar

O Lar S. Salvador entrou em funcionamento a 11 (onze) de Junho do ano de 2012 com uma capacidade para acolher 30 (trinta) residentes, em regime temporário e/ou permanente. Atualmente e face à crescente procura, sofreu um alargamento para 36 (trinta e seis) camas. A instituição comporta essencialmente, residentes portadores de doenças mentais do foro degenerativo. Possui duas alas, uma delas reservada a quartos single e outra reservada a quartos duplos, ambos com as mesmas características de implantação e de equipamentos: Oxigénio, AVAC, Sistema de Deteção de Incêndios, Casa de Banho e Varanda Privativas, Plasma, Poltrona, Cama de Articulação Automática, Mesa de Apoio e Roupeiro/Armário.

Sediado na União de Freguesias de Vila Verde e Barbudo, dista cerca de 500 (quinhentos) metros do centro urbano e cerca de 10 (dez) quilómetros da cidade de Braga. Próximos, ficam também, os concelhos de Amares, Barcelos e Ponte de Lima.

Missão

A missão do Lar S. Salvador é a de melhorar a qualidade de vida dos nossos beneficiários pela prestação de um leque de serviços personalizados e permanentes, que visem manter o residente mais próximo possível do seu meio natural, através do potenciamento de estratégias de vinculação social, afetiva e/ou familiar: horário de visitas alargado; acompanhamento de animação e recreação; abertura de atividades de cariz recreativo e de educação/animação social a familiares; abertura/recetividade ao exterior e subsequente adesão a atividades de fundo comunitário; abertura/recetividade ao voluntariado social.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição de referência no acompanhamento biopsicossocial e reabilitativo de utentes, especialmente em portadores de doenças mentais do foro degenerativo: a instituição comporta uma elevada percentagem de utentes com doença mental do foro degenerativo e muitos têm sido os esforços feitos neste sentido; serviço de fisioterapia e de reabilitação; implementação de uma sala de snoezelen para pessoas idosas demênciadas.

Valores

. Estudo/reflexão sobre o processo de envelhecimento humano

. Respeito pela senescência e pela doença mental degenerativa.

. Justiça e igualdade de tratamento

. Humanização e desenvolvimento pessoal e social de utentes e colaboradores

. Profissionalismo e rigor dos nossos profissionais, numa perspetiva de melhoria contínua.

Contacte-nos para mais informações